Irmão de Chávez é proclamado governador do estado venezuelano de Barinas

Adán Chávez, o irmão mais velho do presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi proclamado nesta terça-feira governador do Estado de Barinas (sudoeste), em meio a denúncias do candidato derrotado Julio César Reyes, dissidente do chavismo, que se disse disposto a impugnar os resultados desta eleição.

Redação com agências internacionais |

Adán Chávez anunciou que fará de Barinas "um modelo da construção do socialismo bolivariano" e agradeceu ao pai e atual governador, Hugo de Los Reyes Chávez, pelo trabalho realizado no estado, embora admitiu que "tenham sido cometido erros".

Os últimos números do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) concedem a Adán Chávez 50% dos votos e ao concorrente, Julio César Reyes, 44,30%.

Resultado

Nesta terça-feira, o presidente venezuelano qualificou o resultado eleitoral como uma vitória da "revolução bolivariana". No pleito deste domingo, de acordo com o governo, o chavismo conquistou mais de 5,5 milhão de votos, 1,3 milhão a mais em relação ao referendo do ano passado, em que Chávez não conseguiu atrair mais de 4,2 milhões de eleitores às urnas.

Porém, a oposição saiu vitoriosa na prefeitura metropolitana de Caracas e em cinco Estados. Nesses locais habitam cerca de 44% dos venezuelanos, segundo dados oficiais.

Com informações da AFP e da BBC Brasil

Leia mais sobre Chávez

    Leia tudo sobre: venezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG