Irmão de Bush apoia Romney em disputa republicana pela Casa Branca

Ex-governador da Flórida Jeb Bush faz apelo por união do partido em torno de pré-candidato, que venceu primária de Illinois

iG São Paulo |

O ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush (2001-2009), anunciou nesta quarta-feira seu apoio a Mitt Romney na corrida republicana pela Casa Branca. Bush fez um apelo para que os integrantes do partido se unam em torno da candidatura do ex-governador de Massachusetts.

Leia também: Veja o especial com tudo sobre as eleições no Estados Unidos

AP
O ex-governador da Flórida, Jeb Bush, em foto de janeiro de 2012

"As primárias foram realizadas em 34 Estados e agora é a hora de os republicanos se unirem pelo governador Romney e levarem a mensagem do conservadorismo fiscal e criação de emprego para todos os eleitores", disse Bush, filho do ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993), em comunicado.

"Enfrentamos desafios enormes e precisamos de um líder que entenda a economia, reconheça que mais regulamentação governamental não é a resposta, acredite no capitalismo empresarial e trabalhe para garantir que todos os americanos tenham a oportunidade de sucesso", acrescentou.

Bush, um político influente na Flórida, tinha se recusado a apoiar Romney nas primárias do Estado , a cerca de dois meses, porque não acreditava que ele fosse o pré-candidato mais forte.

Analistas acreditam que o apoio pode sinalizar que nomes importantes do partido estejam se convencendo de que Romney é o melhor nome para enfrentar o presidente Barack Obama, do Partido Democrata, nas eleições de novembro.

"Ele (Bush) sempre demonstrou uma capacidade notável para unir as pessoas", afirmou Romney, em comunicado.

"Estamos em um momento crítico da corrida presidencial e os conselhos e apoio de Jeb serão fundamentais no meu esforço para vencer Barack Obama e mudar o país", acrescentou.

Prévia de Illinois

O apoio é anunciado um dia depois de Romney vencer as primárias de Illinois , Estado que é reduto político de Obama.

Com 98% das urnas apuradas, o ex-governador de Massachusetts tinha 46,7% dos votos contra 35% de seu principal rival, o ex-senador Rick Santorum. O pré-candidato Ron Paul ficou em terceiro lugar com 9,3% dos votos e Newt Gingrich ficou em quarto, com 8%.

Romney comemorou a vitória em Schaumburg, um subúrbio de Chicago. "Eleições são escolhas, e hoje centenas de milhares de pessoas em Illinois se juntaram a milhões em todo o país em torno de nossa causa", disse.

"Estou oferecendo uma escolha real e um recomeço", disse ele, ressaltando sua experiência empresarial e fazendo várias críticas à política econômica de Obama. "Tenho a visão e a experiência para nos tirar desta confusão."

Com Reuters e AP

    Leia tudo sobre: jeb busheleição nos euaromneyrepublicanoseua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG