Irmão de Battisti pede indulto de Napolitano

Roma, 12 fev (EFE).- Vincenzo Battisti, irmão mais velho de Cesare Battisti, pediu ao presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, que conceda indulto ao ex-ativista de esquerda radical pela condenação à prisão cadeia perpétua na Itália por quatro assassinatos.

EFE |

Este pedido está na entrevista que o irmão de Battisti concedeu à revista italiana "Panorama", e que será publicada amanhã.

Vincenzo, de 68 anos, disse que falava "em nome de toda a sua família", e insistiu em que seu irmão, que viveu desde 1990 na França, recebeu a ajuda dos serviços secretos franceses para fugir para o Brasil, depois de as autoridades francesas aceitarem sua extradição à Itália em 2004.

"Cesare está convencido de que isso aconteceu por motivos políticos. Em 2004, parte da opinião pública era contrária a sua extradição à Itália. Por isto o ajudaram: para não perder votos nas eleições seguintes", assinalou o mais velho dos irmãos Battisti.

"Depois os agentes lhe entregaram à Polícia brasileira, que o tinha escondido em um apartamento. Ele me contou que tinha sido drogado e que ameaçavam matá-lo", acrescentou.

Vincenzo disse ainda que seu irmão goza de grande proteção no Brasil por parte de algumas autoridades políticas, embora tenha sido agredido na prisão.

"Eles batiam (em Cesare) continuamente, apagavam cigarros em seu corpo. Antes de vê-lo, sua mulher e sua filha mais nova tiveram de esperar por dois dias. Mas no encontro ele ainda estava com o rosto inchado", assegurou.

Battisti foi detido no Rio de Janeiro em março de 2007, e desde então se encontra em prisão preventiva em Brasília, à espera de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir sobre o pedido de extradição solicitado pela Itália.

Tudo indica que o italiano não voltará a seu país, depois de o ministro da Justiça, Tarso Genro, decidir lhe conceder o status de refugiado político, o que gerou uma crise diplomática com a Itália.

EFE mcs/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG