Irlanda reabrirá aeroportos às 9h de Brasília

Os aeroportos do país ficaram fechados por precaução pela aproximação de uma nuvem de cinzas

EFE |

A Irlanda abrirá seu espaço aéreo a partir das 9h (pelo horário de Brasília) nesta terça-feira, após manter fechados todos os aeroportos do país durante seis horas como medida de precaução pela aproximação de uma nuvem de cinza do vulcão islandês.

A Autoridade de Aviação Irlandesa (IAA) tomou na noite de segunda a decisão de fechar seu espaço aéreo a partir das 3h (de Brasília) pelo "risco de ingestão de cinza" pelos motores dos aviões. No entanto, a IAA revisou seus prognósticos e indicou que os céus da ilha "estão limpos".

O fechamento temporário afetou os aeroportos de Dublin, Shannon, Cork, Knock, Donegal, Waterford, Kerry e Sligo, assim como os dois terminais de Belfast e as instalações de Londonderry, na Irlanda do Norte.

Em comunicado, a IAA assinalou nesta terça que a decisão de fechar o espaço aéreo foi resultado do da preocupação com passageiros e aviões, que poderiam estar em risco com a aproximação de uma nuvem vulcânica "empurrada por ventos do nordeste".

"Revisaremos a situação durante a semana. As previsões indicam que o vento seguirá soprando do Norte durante os próximos dias e isto poderia trazer mais problemas", diz a nota.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG