primeiro registrado na América do Sul. " / primeiro registrado na América do Sul. " /

Irlanda, Holanda, Suíça e Peru confirmam casos de gripe suína

A Irlanda, Suíça e a Holanda confirmaram nesta quinta-feira o registro de casos de gripe suína no país. Na noite da última quarta-feira, o Peru também confirmou um caso da doença, o http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/29/peru+confirma+caso+de+gripe+suina+em+mulher+vinda+do+mexico+5852920.html target=_topprimeiro registrado na América do Sul.

Redação com agências internacionais |


Clique aqui para ver o infográfico

O governo irlandês confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso de gripe suína no país, detectado em um homem que retornou recentemente de uma viagem ao México.

O infectado, que reside no leste do país, não foi hospitalizado, mas recebe tratamento contra o vírus em casa, como informou o chefe dos serviços médicos do Departamento de Saúde, Tony Holohan.

Testes feitos em outras quatro pessoas esta semana deram negativo, embora as autoridades sanitárias estimem que nas próximas semanas mais cidadãos apresentarão dificuldades respiratórias similares aos sintomas da doença.

Caso na Suíça

A Suíça confirmou hoje o primeiro caso humano de gripe suína em um homem que tinha retornado recentemente de uma viagem ao México, segundo as autoridades sanitárias locais.

O paciente tinha voltado para casa após um primeiro exame realizado ontem ter apresentado resultado negativo, mas foi hospitalizado novamente depois de um segundo teste dar positivo.


No México, população coloca máscara em estátua como forma de protesto / Reuters

Sua situação atual é estável, segundo o hospital que o atende, na localidade de Baden.

Todas as pessoas que estiveram em contato com o doente foram informadas sobre a confirmação da gripe suína e foram comunicadas para permanecer em suas casas.

Caso registrado na Holanda

O governo holandês afirmou que o primeiro caso de gripe suína no país foi detectado em uma criança de três anos que voltou esta semana de uma viagem ao México.

Segundo o ministro da Saúde holandês, Ab Klink, as autoridades já tomaram as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que elevou o nível de alerta pela epidemia ao grau cinco.

Klink não informou detalhes sobre a criança nem sobre o local de residência do paciente, mas explicou que ela retornou do México à Holanda no último dia 27 de abril, sem apresentar sintomas.

O governo holandês anunciou também que adquiriu 34 milhões de vacinas contra a gripe suína para utilizá-las caso seja necessário.


Turistas se protegem em aeroporto / AP

Primeiro caso na América do Sul

O governo peruano confirmou na noite de quarta-feira o primeiro caso de gripe suína no país, envolvendo uma mulher argentina que foi internada de emergência. Este é o primeiro caso da gripe suína confirmado na América do Sul.

Segundo o ministro peruano da Saúde, Oscar Ugarte, "a paciente está hospitalizada, mas seu estado é favorável e responde bem aos antivirais".

Leia também:

Entenda a gripe suína:

Gripe suína no Brasil

Gripe suína e a economia

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG