Iraquianos protestam contra pacto de segurança com os EUA

Por Wisam Mohammed BAGDÁ (Reuters) - Um homem-bomba matou 12 pessoas em uma mesquita iraquiana nesta sexta-feira, enquanto milhares de seguidores do clérigo xiita anti-americano Moqtada al-Sadr fizeram manifestações em Bagdá depois que o parlamento do país aprovou um pacto que permite que as tropas norte-americanas continuem no Iraque até 2011.

Reuters |

Cerca de 9.000 pessoas protestaram na favela xiita de Bagdá de Sadr City depois das orações de sexta-feira, queimando uma bandeira dos Estados Unidos e segurando cartazes com os dizeres "Não ao acordo". Cerca de 2.500 pessoas fizeram um protesto parecido na cidade de Basra, no sul do país.

"Eu demonstro minhas condolências ao povo iraquiano nesta grave ocasião, na qual eles são prejudicados por este pacto vergonhoso e degradante", disse Sadr, cujas milícias já enfrentaram tropas norte-americanas muitas vezes, em uma nota aos seus seguidores.

Sadr instruiu seus seguidores a vestirem roupas da cor preta como um luto pela aprovação do acordo, sob o qual as tropas dos EUA se retirariam das cidades e vilas iraquianas até meados de 2009, deixando o país no final de 2011.

O grupo de direitos humanos Anistia Internacional disse que milhares poderão ser torturados ou possivelmente executados como resultado, já que o pacto não providencia salvaguardas para os direitos de prisioneiros.

"Esses prisioneiros provavelmente sairão da frigideira para o fogo", disse Malcolm Smart, diretor do programa da Anistia Internacional para o Oriente Médio e norte da África.

O acordo de segurança também não menciona a situação dos 2.000 membros do grupo iraniano exilado Organização Mujahideen, que estão no acampamento Ashraf, no norte de Bagdá, há duas décadas. Eles podem ser executados se enviados de volta ao Irã, segundo a Anistia.

(Reportagem adicional de Khalid al-Ansary em Bagdá, Aref Mohammed em Basra, Zahra Hosseinian em Teerã)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG