Iraquianos mais otimistas que nunca sobre seu futuro

Os iraquianos estão mais otimistas do que nunca em relação ao futuro de seu país e menos preocupados com o nível de violencia, desde o início da invasão americana em 2003, segundo pesquisa publicada nesta segunda-feira.

AFP |

De acordo com o estudo realizado para as redes de televisão britânica BBC, a americana ABC News e a japonesa NHK, 65% dos iraquianos acham que têm uma boa vida, e até muito boa; 60% pensam, no entanto, que ficará melhor dentro de um ano, com um funcionamento mais adequado da rede de eletricidade ou de distribuição de combustíveis; 85% das pessoas ouvidas consideram a segurança muito boa ou boa, uma cifra que aumentou 23 pontos em relação à obtida numa enquete semelhante em 2008. Só 8% acham que a segurança tenha se deteriorado em um ano; 52% dizem o contrário e 59% se sentem a salvo no bairro onde vivem.

A sondagem também sugere que as condições materiais são melhores: 37% confiam no abastecimento de eletricidade, contra 12% há um ano; 67% estimam que o acesso aos combustíveis é bom ou muito bom (+48 pontos).

Os institutos D3 System e KA Research Ltd ouviram 2.228 pessoas nas 18 províncias do Iraque entre 17 e 25 de de fevereiro. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos.

psr/cyb/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG