Iraquianos lembram 72º aniversário do nascimento de Saddam

Bagdá, 28 abr (EFE).- Dezenas de famílias iraquianas lembraram o aniversário do nascimento do ex-ditador Saddam Hussein, que hoje teria completado 72 anos, com uma cerimônia em seu mausoléu na província de Salah ad-Din, no norte do país.

EFE |

Por ocasião da data, foram adotadas medidas especiais com o desdobramento de forças do Exército e da Polícia iraquianos, em previsão de qualquer emergência, especialmente, nas proximidades de Al-Awja, terra natal de Saddam, explicou à Agência Efe uma fonte dos serviços de segurança de Tikrit, capital de Salah ad-Din.

Várias dezenas de famílias, entre elas crianças e mulheres, foram hoje ao mausoléu, onde também estão os corpos de outros seis dirigentes do regime anterior.

O governador de Salah ad-Din, Ahmed Karim al-Isawi, explicou que o dia na província transcorreu com normalidade e que não foram registrados fatos violentos e grandes concentrações de pessoas.

Antes da invasão americana ao Iraque, em março de 2003, se comemorava o aniversário de Saddam com grandes festas que duravam dias, em eventos que custavam milhões de dólares.

Nas celebrações, participavam as autoridades locais e grupos artísticos de dentro e fora do Iraque.

Saddam Hussein nasceu em 28 de abril de 1937 e em 1979 assumiu a Presidência do Iraque, país que governou com mão de ferro até ser derrubado, em 9 de abril de 2003.

Oito meses depois foi capturado e, após julgamento, foi executado em 30 de dezembro de 2006, depois de ser declarado culpado por um tribunal especial de estar envolvido no assassinato de 148 pessoas em uma aldeia xiita ao norte de Bagdá. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG