Bagdá, 15 fev (EFE).- As autoridades iraquianas finalizam os preparativos extraordinários de segurança para a proteção dos milhares de peregrinos xiitas que devem participar amanhã da festividade religiosa do Arbain em Karbala, 110 quilômetros ao sul de Bagdá.

Fontes do escritório de imprensa da Polícia de Karbala afirmaram hoje à Agência Efe que as medidas foram adotadas dentro de um plano de segurança especial para esta celebração, uma das mais importantes para a comunidade xiita.

Estes preparativos incluem a mobilização de agentes adicionais da Polícia e do Exército iraquianos, e o aumento dos postos de controle nas entradas de Karbala.

Além disso, as autoridades iraquianas proibiram a circulação dos automóveis dentro da cidade e o porte de armas, inclusive para as pessoas que têm permissão para isso.

O plano de segurança aplicado para esta ocasião inclui também a proibição de slogans sectários que possam incitar à violência.

Apesar destas medidas, na sexta-feira passada, pelo menos 35 pessoas morreram e outras 65 ficaram feridas em um atentado suicida contra peregrinos xiitas nas proximidades de Karbala.

Nos últimos dias, milhares de fiéis deste braço do Islã começaram a caminhar para Karbala a fim de participar amanhã da festividade.

O Arbain lembra o final dos 40 dias de luto guardados todos os anos em memória do imame Hussein.

Durante esta festividade, os fiéis xiitas se autoflagelam em sinal de arrependimento e como mostra de dor pela morte de Hussein.

EFE ah/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.