Iraque recebe resposta dos EUA sobre propostas para acordo de segurança

Bagdá, 6 nov (EFE).- O Governo de Bagdá recebeu hoje a resposta dos Estados Unidos às propostas iraquianas para modificar a minuta do acordo de segurança que os dois países negociam há meses, informou a emissora Al Iraqiya.

EFE |

Este acordo tem que definir e delimitar a natureza da presença das forças americanas no país árabe após dezembro deste ano, uma vez que expira o mandato outorgado pela ONU aos EUA para o posicionamento de suas tropas no Iraque.

Segundo o porta-voz do Governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, é necessário que sejam realizadas outras reuniões entre os líderes iraquianos e americanos para chegar a um acordo conjunto.

"Há um ambiente positivo, mas os diferentes blocos iraquianos necessitam de tempo para que revisem as reformas, propostas e observações apresentadas pela parte americana", afirmou Dabbagh, sem dar mais detalhes sobre o conteúdo da resposta de Washington.

Na última semana, Dabbagh afirmou que o Governo iraquiano enviou a Washington as reformas que deseja realizar na minuta do pacto.

Entre estas reformas está ampliar o Poder Judiciário iraquiano para que se aplique também aos soldados americanos e impedir o uso do território do país árabe para lançar ataques contra países vizinhos. EFE ah/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG