Iraque quer introduzir emendas em acordo sobre tropas dos EUA no país

Bagdá, 21 out (EFE) - O Governo do Iraque anunciou hoje que pedirá uma série de emendas ao acordo de segurança que negocia com os Estados Unidos e que definirá o marco legal da atuação das tropas americanas localizadas em território iraquiano.

EFE |

"O Conselho de Ministros coincidiu na necessidade de introduzir emendas à minuta que podem torná-lo mais aceitável em nível nacional", segundo um comunicado do porta-voz oficial do Governo iraquiano, Ali al-Dabbagh.

A nota não especifica quais são as áreas do convênio que o Executivo quer alterar e o sentido das reformas ao texto que deseja introduzir.

O pacto é negociado desde março por representantes do Iraque e dos EUA e precisa ser aprovado antes que o mandato dado às tropas americanas pelo Conselho de Segurança da ONU expire, o que ocorrerá no final do ano.

A minuta estabelece a retirada total das tropas americanas do Iraque antes do final de 2011, embora abra a possibilidade para que as duas partes possam definir novos prazos se as circunstâncias mudarem.

Um dos temas mais delicados deste convênio, segundo fontes oficiais, é a jurisdição à qual estarão submetidos os soldados americanos. EFE ah/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG