Iraque propõe novas reformas à minuta do acordo de segurança com os EUA

Bagdá, 28 out (EFE).- O Governo iraquiano anunciou hoje a reforma de vários artigos da minuta do acordo de segurança que está negociando com os Estados Unidos há vários meses, e acrescentou que o novo projeto será enviado às autoridades americanas para aprovação.

EFE |

"O Governo iraquiano enviará as reformas propostas da minuta do acordo de segurança à parte americana nos próximos dias", disse o porta-voz do Executivo, Ali al-Dabbagh, à imprensa.

O porta-voz iraquiano mostrou também seu convencimento de que os EUA não rejeitarão as mudanças propostas.

O anúncio de Dabbagh ocorre um dia depois que o presidente iraquiano, Jalal Talabani, se reuniu com representantes da Secretaria de Estado americano para tratar a questão do acordo e as relações bilaterais.

O pacto de segurança tem que definir e delimitar a natureza da presença das forças americanas no Iraque a partir de dezembro deste ano, após o fim do mandato concedido pela ONU aos Estados Unidos para a mobilização de suas tropas no Iraque.

Um dos pontos mais polêmicos deste acordo é a fixação de uma agenda para a retirada das tropas, assim como as prerrogativas do pessoal americano deslocado no Iraque. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG