Iraque promete à Síria detalhes da investigação sobre ataque

BAGDÁ - O governo do Iraque se comprometeu, nesta segunda-feira, a divulgar para as autoridades da Síria os resultados da investigação sobre o ataque registrado no domingo em uma localidade fronteiriça, que causou a morte de oito pessoas.

EFE |

Damasco assegura que a ação armada, executada em Abu Kamal, a cerca de oito quilômetros da fronteira com o Iraque, foi realizada por quatro helicópteros dos EUA e sustenta que as vítimas eram civis desarmados que trabalhavam em uma construção.

"Apresentaremos todas as informações e dados à Síria quando terminarem as investigações", afirmou em comunicado oficial a Chancelaria iraquiana.

As autoridades iraquianas não confirmaram a participação de helicópteros dos Estados Unidos nesta operação, e também não responsabilizaram tropas americanas que se encontram neste país desde março de 2003.

No comunicado, o Governo de Bagdá ressalta a necessidade de reforçar a cooperação e a coordenação em matéria de segurança entre os dois países "para evitar que fatos como esse se repitam no futuro". Embora as autoridades iraquianas não tenham dado detalhes iniciais sobre o ocorrido, asseguram que a operação foi realizada "para perseguir alguns homens procurados pela Justiça".

Porém, o comunicado não deixa claro se essas pessoas procuradas se encontravam entre as vítimas ou se foram finalmente capturadas pelos soldados que realizavam a operação.

    Leia tudo sobre: síria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG