Iraque pede renovação de missão da ONU no país

Nações Unidas, 5 ago (EFE).- O Iraque pediu ao Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas que renove o mandato de sua missão de assistência ao país, a Unami, que ajuda a reconstruir a política e as infra-estruturas iraquianas.

EFE |

O ministro de Assuntos Exteriores do Iraque, Hosiyar Zebari, disse, em carta pública divulgada hoje, que Bagdá concorda com a renovação do mandato da missão por um ano.

"Meu Governo espera que a Unami consiga ter um papel mais efetivo com o retorno ao Iraque das agências especializadas da ONU, os fundos e os programas, e com sua valiosa contribuição direta à reconstrução", afirmou Zebari na carta, que tem data de ontem.

Os 15 membros do CS devem debater amanhã o conteúdo da resolução que ampliará a missão no Iraque. Já a aprovação deve acontecer dois dias antes do fim do atual mandato, que termina no dia 10.

Atualmente, a Unami, liderada pelo diplomata sueco Staffan de Mistura, conta com 842 integrantes - estrangeiros e iraquianos -, distribuídos por Iraque, Kuwait e Jordânia.

No ano passado, a ONU aumentou sua presença no Iraque para aumentar seu papel na criação de instituições políticas, na redação de novas leis e na ajuda às vítimas do conflito. EFE jju/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG