Iraque, Oriente Médio e Líbano centram reunião de Rice com aliados dos EUA

Abu Dhabi, 21 abr (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, reúne-se hoje no Barein com seus colegas dos países árabes aliados de Washington para coordenar os passos a dar em apoio aos esforços para solucionar as crises no Oriente Médio.

EFE |

Na reunião, que começa às 12h local, estarão representados Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Omã, Emirados Árabes Unidos e, o anfitrião, Barein, a maioria por seus ministros de Assuntos Exteriores.

Estes seis últimos países integram a rica aliança econômica e política do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (CCG), e alguns deles acolhem importantes bases militares dos Estados Unidos.

Segundo fontes barenitas, ao encontro, participa pela primeira vez o chefe da diplomacia iraquiana, o curdo Hoshiyar Zebari, que explicará as medidas adotadas pelo Governo de Bagdá para restabelecer a segurança no Iraque.

Rice, que chegou ontem à capital barenita, Manama, vinda de Bagdá, deve pedir aos aliados árabes no Oriente Médio que ofereçam um maior apoio político e econômico ao Governo do primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nouri al-Maliki.

Além disso, estudará com eles a forma de apoiar a negociação entre Israel e os palestinos "moderados", e ajudar a uma solução adequada da crise libanesa, através de acelerar a escolha de um presidente para o país. EFE fa/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG