Iraque: milhares de xiitas estão em Kerbala para Ashura

Centenas de milhares de peregrinos xiitas, desafiando o risco de atentados sunitas, chagaram neste sábado à cidade santa de Kerbala, no sul de Bagdá, para comemorar o luto da Ashura.

AFP |

"Os cortejos que se dirigem para a cidade velha não param de crescer. Esperamos 1,5 milhão de pessoas esta noite e os hotéis estão cheios", disse à AFP o governador de Kerbala, Amal Eddine al-Her.

Para proteger os fiéis, entre eles 60.000 estrangeiros vindos do Paquistão, dos países do Golfo e do Irão, e assegurar que não são portadores do vírus da gripe H1N1, mais de 25.000 policiais e soldados foram mobilizados neste fim de semana em Kerbala, 110 quilômetros ao sul de Bagdá, afirmou o general Ali Khassem Mohammed, chefe da polícia da cidade.

Por outro lado, sete pessoas, entre elas um chefe tribal sunita e dois peregrinos xiitas, morreram em quatro atentados cometidos neste sábado, na véspera das celebrações da Ashura, informaram fontes policiais.

A Ashura lembra a morte de Husein, neto de Maomé e filho de Ali, assassinado no ano 680 pelas tropas do califa omeya Yazid durante uma batalha no deserto de Kerbala.

str/psr-sk/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG