Iraque lança operação contra rebeldes em Diyala

Bagdá, 12 jul (EFE).- O Governo iraquiano começou a enviar tropas a Diyala, ao nordeste de Bagdá, nos preparativos para lançar uma ampla campanha militar contra os grupos rebeldes e terroristas, informaram hoje fontes de segurança da província.

EFE |

As forças iraquianas começaram ontem a tomar posições nos principais pontos de Baquba, capital de Diyala, que faz fronteira com o Irã, acrescentaram as fontes.

Comboios com tropas da coalizão multinacional, liderada pelos Estados Unidos, chegaram à região para dar apoio às forças iraquianas.

As mesmas fontes indicaram que os altos comandantes do Exército e da Polícia do Iraque estudam os detalhes da operação, que não teve sua data de início divulgada.

Por enquanto, a operação inclui a imposição de sítios às cidades nas quais os insurgentes e terroristas se mostraram mais ativos, para evitar que escapem da região.

Após a operação militar, o Governo pretende iniciar vários projetos de desenvolvimento para combater o desemprego em Diyala, revelaram as fontes, que informaram ainda que não haverá a imposição de um toque de recolher.

A operação também servirá para garantir a segurança e a tranqüilidade das eleições provinciais previstas para outubro, acrescentaram as fontes.

Em junho do ano passado, o Governo lançou uma campanha em Diyala contra os combatentes da rede terrorista Al Qaeda, mas alguns observadores locais disseram que seus resultados foram limitados.

Diversas áreas dessa província foram palco ultimamente de atentados e ataques que deixaram dezenas de vítimas, entre mortos e feridos. EFE am/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG