Iraque, Irã, Afeganistão... Joe Biden em sintonia com o candidato Barack Obama

O senador Joe Biden, especialista em questões internacionais foi escolhido pelo candidato democrata à Casa Branca Barack Obama como conmpanheiro de chapa e considera, como Obama, que Washington deve concentrar seus esforços na guerra no Afeganistão e pôr fim ao compromisso no Iraque.

AFP |

IRAQUE

Ao contrário de Barack Obama, que se opôs à guerra no Iraque, Biden apoiou a resolução de 2002 autorizando a invasão, mas tornou-se depois um dos mais ferozes opositores à política da Casa Branca no Iraque, estimando que os Estados Unidos deveriam "eliminar" Saddam Hussein mas que um ataque unilateral era "a pior opção".

"Lamento meu voto", declarou ele no ano passado à revista especializada "Politico". Defendeu a retirada em 2008 e propôs um plano para pôr fim ao conflito criando três regiões dotadas de ampla autonomia no Iraque: regiões xiita, sunita e curda, dirigidas por um governo central com poderes limitadoss.

AFEGANISTÃO/PAQUISTÃO

Como o candidato Obama, Biden acha que "o verdadeiro front da guerra contra o terrorismo" não é o Iraque como afirma o presidente Bush, mas a fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão".

IRÃ

Como o senador de Illinois, Joe Biden sugere que os Estados Unidos "aceitem discutir diretamente com o Irã, integrados no chamado grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia - e Alemanha), e depois país por país, como fizemos com a Coréia do Norte".

ORIENTE MÉDIO

Joe Biden é um aliado declarado de Israel. "Sou sionista", afirmou ele no ano passado à imprensa israelense, qualificando o Estado hebreu de a "melhor força que os Estados Unidos dispõem no Oriente Médio".

GEÓRGIA/RÚSSIA

Partidário declarado de "esforços legislativos visando a estabelecer uma relação mais construtiva com o Kremlin", Biden afirmou que "o fato de a Rússia não manter a palavra sobre a retirada de suas tropas da Geórgia pode isolar o país pela comunidade internacional".

dab/chv/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG