Iraque felicita Ahmadinejad por reeleição

Bagdá, 14 jun (EFE).- O presidente do Iraque, Jalal Talabani, felicitou hoje Mahmoud Ahmadinejad por conseguir a reeleição no pleito iraniano, realizado na sexta-feira passada.

EFE |

Em mensagem enviada ao presidente iraniano, Talabani elogiou Ahmadinejad por "ter conseguido a confiança e o apoio do povo" e louvou "o sistema seguido pela República Islâmica com a supervisão do guia supremo, o grande aiatolá Ali Khamenei".

Com 64% dos votos, Ahmadinejad conseguiu a vitória nas eleições e alcançou quase o dobro do apoio obtido pelo candidato reformista Mir Hussein Moussavi, embora após o anúncio do resultado, Teerã tenha sido palco de protestos e distúrbios violentos.

Por outro lado, Talabani manifestou sua convicção de que os laços de "amizade" que unem Irã e Iraque seguirão se fortalecendo e se consolidando nos próximos anos pelo interesse dos povos e "em prol da paz, da segurança e da estabilidade da região".

Após a queda do regime de Saddam Hussein, em abril de 2003, as relações entre os dois países começaram a melhorar, depois de décadas de ruptura e de uma guerra entre 1980 e 1988. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG