Iraque: Exército dos EUA mata três terroristas em ofensivas contra Al Qaeda

Bagdá, 29 abr (EFE).- Soldados da coalizão multinacional mataram hoje três supostos terroristas e detiveram outros doze em operações lançadas contra a organização terrorista Al Qaeda no norte do Iraque, informou o Exército americano.

EFE |

Segundo um comunicado do comando militar dos Estados Unidos, os três supostos rebeldes, que estavam escondidos em um edifício cerca de 100 quilômetros ao norte de Bagdá, morreram em confrontos contra os soldados americanos.

Os choques foram registrados depois que vários supostos insurgentes se negaram a sair do edifício, onde estaria escondido um "coordenador de terroristas estrangeiros" da Al Qaeda, acrescentou o texto.

Os três suspeitos estavam armados e um deles estava com um cinto de explosivos, segundo a nota, que acrescentou que outros cinco supostos insurgentes foram detidos na operação.

Em outra ofensiva em Mossul, 400 quilômetros ao norte de Bagdá, as tropas da coalizão detiveram um suspeito de participar de ataques contra as forças de segurança iraquianas e outro suposto terrorista, cuja captura aconteceu após informações recebidas de uma operação em 31 de março.

Outros dois supostos insurgentes foram detidos em uma outra operação em Mossul, cujo objetivo era a detenção de um especialista em carros-bomba, que fugiu de Kirkuk depois que o Exército dos EUA deteve nos dias 15 e 22 de abril dois de seus assessores.

Além disso, em Beiji, cerca de 200 quilômetros ao norte da capital, as forças da coalizão detiveram o suposto líder de uma rede da Al Qaeda especializada em carros-bomba e outros dois insurgentes.

Segundo o porta-voz das forças da coalizão, o comandante Scott Rye, as operações lançadas hoje "influirão na capacidade da Al Qaeda no Iraque de trazer e utilizar a terroristas estrangeiros, além de reduzir sua capacidade de realizar ataques com carros-bomba contra os iraquianos inocentes". EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG