Iraque: Exército dos EUA anuncia início de campanha militar em Basra

Bagdá, 18 jul (EFE).- Fontes do Exército americano anunciaram hoje o início de uma campanha militar no norte da província de Basra, no sul do Iraque, para perseguir extremistas e evitar que cometam ataques.

EFE |

Em declarações à agência de notícias independente iraquiana "Aswat al-Iraq", o porta-voz do comando militar dos EUA Chris Ford explicou que a operação, que começará hoje, acontecerá na zona de Al-Latif, 15 quilômetros ao norte da cidade de Basra.

A ofensiva durará uma semana e será feita em colaboração com as tropas iraquianas, disse Ford.

Entre abril e março, Basra foi cenário de uma campanha militar, lançada pelo Governo do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, para combater "criminosos e grupos fora da lei" em Basra, um dos redutos da milícia Exército Mehdi, leal ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr.

A ofensiva gerou em violentos confrontos entre os soldados e os milicianos que se estenderam a outras áreas do país, e que se saldaram com centenas de mortos e feridos.

Atualmente, as forças iraquianas e americanas estão realizando ofensivas militares nas províncias de Ninawa, no norte do Iraque, e em Misan, no sul do país, e preparam outra em Diyala, no nordeste iraquiano. EFE ah/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG