um novo Vietnã para os EUA, diz Morales - Mundo - iG" /

Iraque e Afeganistão representam um novo Vietnã para os EUA, diz Morales

Teerã, 2 set (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, que visita o Irã, assegurou que a situação nos vizinhos Iraque e Afeganistão equivale para os Estados Unidos a um segundo Vietnã.

EFE |

Em entrevista divulgada pela imprensa local, Morales destacou, em alusão aos conflitos no Iraque e Afeganistão, que "a resistência da região mostra que todo ato de ingerência de Washington está sendo infrutífero".

Morales chegou na segunda-feira ao Irã em visita oficial e se reuniu com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o líder supremo da Revolução Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei.

O objetivo desta visita é, segundo o próprio Morales, estimular as relações com Teerã e alcançar acordos comerciais, especialmente no campo dos hidrocarbonetos.

O governante boliviano dedicou duras palavras a Washington e insistiu em que "América Latina jamais se transformará em um local onde os EUA possam continuar com seus saques e espólios, e onde possam mostrar suas nefastas idéias".

Sobre as relações com o Irã, o líder boliviano lembrou como em 2004 foi advertido contra o estabelecimento das relações com Teerã, "porque poderia prejudicar nossos laços com a Europa".

"Me arrependo do pouco tempo que tenho para esta viagem, levando em conta a amplitude da indústria iraniana", acrescentou. EFE er/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG