Iraque diz que opositores iranianos exilados devem sair do país

Por Michael Christie BAGDÁ (Reuters) - O governo iraquiano, liderado pelos xiitas, disse no domingo que planeja fechar o campo de exílio de aproximadamente 3,5 mil iranianos de oposição que vivem no país. Esses exilados terão de deixar o Iraque, afirmou o governo.

Reuters |

Uma delegação chefiada pelo conselheiro nacional de segurança, Mowaffaq al-Rubaie, disse aos iranianos -- que vivem por duas décadas no campo Ashraf, ao norte de Bagdá -- que o governo estava tomando a responsabilidade pela segurança dessa população, antes supervisionada pelas tropas dos Estados Unidos.

Eles disseram aos iranianos que o governo "pretende executar o plano de fechar o campo e mandar os seus moradores para seus países, ou outros países, de uma maneira não agressiva, e que ficar no Iraque não é uma opção para eles", informou o governo em um comunicado.

Os iranianos, grupo do qual fazem parte membros da oposição exilada chamada de Organização Popular Mujahideen do Irã (PMOI, na sigla em inglês), vivem na cidade 70 quilômetros ao norte de Bagdá por cerca de 20 anos.

O governo iraquiano, que é amigável em relação ao governo xiita iraniano, considera os iranianos terroristas. O PMOI também é listado como um grupo terrorista pelos Estados Unidos e Europa.

Tropas dos Estados Unidos protegeram o exílio desde a invasão liderada pelos norte-americanos ao Iraque em 2003, após terem persuadido o grupo iraniano, conhecido também por Mujahideen e-Khalq, a se desarmar.

Os Estados Unidos tomaram e destruíram mais de 2 mil tanques e outros armamentos à época. O grupo era protegido de Sadam Hussein, que os recebeu bem como parceiros e inimigos dos aiatolás iranianos.

As Nações Unidas têm dificuldade em encontrar outros países para aceitarem os exilados iranianos como refugiados devido ao histórico de militância do grupo, mas fez um apelo para que o Iraque respeite os seus direitos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG