Iraque convoca encarregado de negócios sírio devido a recentes atentados

Bagdá, 26 ago (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores iraquiano convocou hoje o encarregado de negócios da Embaixada da Síria em Bagdá, a fim de informá-lo sobre as medidas tomadas por seu Governo para fazer frente às explosões ocorridas na capital iraquiana na semana passada.

EFE |

Em comunicado, o ministério iraquiano informou que o diplomata sírio Bassam Hajj Hussein, a cargo da sede diplomática após a saída na terça-feira do embaixador, reuniu-se com o vice-ministro de Assuntos Exteriores, Labid Abawi.

O propósito deste encontro é comunicar a Hussein "os detalhes e as medidas que o Governo iraquiano tem intenção de tomar como resultado da investigação sobre a criminosa agressão cometida na quarta-feira passada contra os símbolos da soberania do Iraque", afirmou a nota.

A série de atentados registrada em 19 de agosto, a mais sangrenta neste ano, matou cerca de 90 pessoas e deixou mais de mil feridos.

As explosões atingiram também vários ministérios, como o de Exteriores e o de Finanças.

O Governo do Iraque decidiu chamar ontem para consultas seu embaixador na Síria, para que participasse com o ministro de Exteriores da formação de um tribunal internacional para julgar os criminosos que atuaram contra civis iraquianos.

Além disso, solicitou à Síria a extradição de Mohammed Yunis al-Ahmed e de Satam Farhan, membros do partido de Saddam Hussein, o Baath, pelo possível envolvimento nos atentados em Bagdá na quarta-feira passada, cuja autoria, no entanto, foi assumida pela Al Qaeda.

A Síria decidiu também convocar seu embaixador em Bagdá, pouco depois que o Governo iraquiano tomou a decisão de chamar o seu.

A disputa diplomática que envolve a Síria e o Iraque ocorre uma semana depois que o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, visitou Damasco, onde se reuniu com o presidente sírio, Bashar al-Assad, com quem abordou, entre outros, a passagem de terroristas por sua fronteira comum. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG