Iraque começa eleições provinciais

Bagdá, 31 jan (EFE).- Os colégios eleitorais de 14 das 18 províncias iraquianas abriram às 7h (2h, de Brasília) em meio a estritas medidas de segurança para que os iraquianos possam escolher representantes nos conselhos provinciais.

EFE |

O nível de participação nas primeiras horas, quando aconteceram alguns ataques contra vários centros eleitorais na província de Salah ad-Din, é bastante baixo, segundo um membro da Comissão Eleitoral que preferiu não se identificar.

Segundo ele, no entanto, se espera uma maior participação nas próximas horas, nas primeiras eleições que acontecem no país desde 2005.

A circulação de carros está proibida em todas as cidades do país até as 5h de domingo (0h) para prevenir possíveis atentados.

Na cidade Tikrit, na província de Salah ad-Din, ao norte de Bagdá, quatro bombas caíram perto de três colégios eleitorais sem deixar vítimas, segundo informou a agência de notícias iraquiana "Aswat al-Iraq", que cita fontes de segurança.

Mais de 15 milhões de iraquianos estão convocados às urnas para renovar os conselhos eleitorais do país, nos quais cerca de 14 mil candidatos concorrem a 440 cadeiras, 110 delas reservados a mulheres. EFE ah/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG