Ali Químico é hospitalizado depois de fazer greve de fome - Mundo - iG" /

Iraque: Ali Químico é hospitalizado depois de fazer greve de fome

Ali Hassan al Majid, conhecido como Ali Químico, braço direito de Saddam Hussein durante sua ditadura, foi hospitalizado em conseqüência de uma greve de fome, informou neste domingo seu advogado.

AFP |

Al Majid "foi levado ao hospital depois que seu estado de saúde piorou por causa da greve de fome", disse à AFP o advogado Badie Aref Ezzat, que também defende o vice-primeiro-ministro de Saddam, Tarek Aziz.

"Ele está com a saúde péssima", lamentou o advogado.

"Ali Químico", que começou uma greve de fome para "protestar por suas condições de encarceramento", deve seu apelido à "predileção" que tinha pelas armas químicas. Ele foi condenado à morte em junho de 2007 pelo genocídio da população iraquiana de origem curda nos anos 80.

No final de fevereiro, o presidente Jalal talabani e os dois vice-presidentes do país, reunidos no Conselho Presidencial, aprovaram a condenação à pena capital de Al Majid. Ele continua detido pelo exército americano, que se recusa a entregá-lo às autoridades iraquianas alegando questões legais não resolvidas.

Primo de Saddam Hussein, Ali Hassan al Majid, de 66 anos, era um dos mais próximos colaboradores do ditador, que foi executado em dezembro de 2006.

akh/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG