Iraque anuncia prisão de líder da Al-Qaeda local

BAGDÁ - Forças dos Estados Unidos e do Iraque detiveram um homem suspeito de ser o líder da Al-Qaeda no Iraque, disseram fontes iraquianas de segurança na madrugada de sexta-feira (horário local). O ministério iraquiano de Defesa disse à TV árabe Al Arabiya que o suspeito seria um egípcio chamado Abu Ayyab Al Masri, também conhecido como Abu Hamza Al Muhajir.

Reuters |

Os militares dos EUA em Bagdá disseram não ter informação sobre os relatos de que Masri foi apanhado em Mosul (norte), que segundo generais norte-americanos é o último reduto urbano da Al-Qaeda no Iraque.

O general Mohammed Al Askari, porta-voz do ministério da Defesa, confirmou a notícia à Reuters. 'Agora as forças americanas o levaram para identificá-lo', afirmou. Um delegado de polícia de Mosul disse que um importante membro da Al-Qaeda foi preso na cidade, mas não quis dar mais detalhes.

Masri é o sucessor do militante jordaniano Abu Mussab Al Zarqawi, morto num bombardeio dos EUA em junho de 2006. Antes disso, fora seu adjunto à frente da organização. Os EUA oferecem um prêmio de 5 milhões de dólares por sua captura.

A Al-Qaeda iraquiana tem o mesmo nome e ideologia da rede liderada por Osama bin Laden, responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG