Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Iraque anuncia nova ofensiva contra Al-Qaeda

O premier iraquiano Nuri al-Maliki anunciou nesta segunda-feira, sem mencionar uma data específica, uma operação militar de grande porte em Dijalah, uma província ao norte de Bagdá, considerada um bastião da Al-Qaeda no Iraque.

AFP |

"Tivemos sucesso em Basra e Mossul. Dijalah será a próxima e acabaremos o que começamos", declarou Maliki em Amara, no sul do país, onde o exército encurrala desde quinta-feira milicianos xiitas radicais armados.

"Estamos orgulhosos de dizer que o governo iraquiano, apesar de todos os desafios, tem sido capaz de perseguir e enfrentar a Al-Qaeda, os foragidos e os 'gângsters'", continuou.

"Foragidos" e "gângsters" são termos utilizados pelas autoridades para se referir principalmente aos milicianos xiitas, principalmente os membros da milícia do Exército de Mahdi do líder radical Moqtada Sadr, e os narcotraficantes.

As tropas americanas e iraquianas já lançaram duas operações similares contra os milicianos xiitas: em março, em Basra, grande porto do sul, e posteriormente em Mosul, cidade do norte em que estavam refugiados inúmeros insurgentes sunitas.

Em Amara, o Exército de Mahdi não ofereceu resistência, por ordem de Moqtada Sadr, mas as tropas iraquianas terá problemas em Dijalah - considerada uma das mais perigosas do país.

sf-kat/fb

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG