Iraque anuncia detenção de responsável por ataque contra sede da ONU em 2003

Bagdá, 16 jan (EFE).- As autoridades iraquianas anunciaram hoje a detenção de um dos líderes de um grupo terrorista vinculado à Al Qaeda, supostamente responsável pelo atentado contra a sede da ONU em Bagdá em 2003, no qual morreram o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello e mais 21 pessoas.

EFE |

Em um anúncio transmitido pela televisão, o porta-voz do Plano de Segurança de Bagdá, Qasem Ata, identificou o suspeito como Ali Hussein al Azawi, e explicou que a detenção ocorreu em junho passado no leste da capital iraquiana.

Azawi pertencia ao conglomerado de grupos terroristas conhecido como Estado Islâmico do Iraque. Segundo Ata, ele era também o responsável pela comunicação entre a rede terrorista da Al Qaeda no Iraque e em vários países europeus.

O porta-voz das operações de segurança na capital também vinculou Azawi a vários atentados cometidos em 2007 e 2008.

Também conhecido como Abu Amai, Azawi nasceu no Iraque em 1956 e trabalhou como piloto de avião antes de ocupar o cargo de "primeiro-ministro" no Estado Islâmico do Iraque, segundo Ata.

O Estado Islâmico do Iraque, um conglomerado de seis grupos armados, nasceu em 2006 quando anunciou sua soberania sobre várias províncias iraquianas de maioria sunita. EFE am/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG