Iraque: 15 mortos em diferentes ataques neste domingo

Pelo menos 15 pessoas morreram neste domingo em atentados no Iraque, sete delas numa explosão contra um dirigente local do partido político do presidente iraquiano, Jalal Talabani, informaram as autoridades.

AFP |

A bomba explodiu no vilarejo de Qara Tappa em frente à casa de Mohammed Ramadan Eisa, dirigente local do partido de Talabani, o União Patriótica do Curdistão, indicou o prefeito, Sherouan Shoukra.

"Eisa foi gravemente ferido na explosão, mas sua mulher, a mãe de sua mulher, seus dois filhos e dois de seus seguranças morreram", disse o prefeito.

O ataque aconteceu por volta de 12h30 local (09H30 GMT) no vilarejo situado a 70km ao nordeste de Baaquba, capital da província de Diyala.

"O atentado aconteceu quando as vítimas estavam em frente à casa, provavelmente quando se preparavam para sair", acrescentou Shoukra.

Um oficial da polícia local confirmou o ataque, destacando que três outros seguranças de Eisa foram feridos.

Em outro atentado a bomba, em plena rua, contra uma patrulha do exército iraquiano, um civil morreu e mais quatro ficaram feridos na cidade de Kanaan, também na província de Diyala, indicou uma fonte policial.

Outro civil morreu no enfrentamento de policiais com uma milícia local anti-Al-Qaeda, no centro de Baaquba, segundo a mesma fonte.

Diyala continua sendo uma das províncias mais perigosas do Iraque. Apesar de repetidas ofensivas militares contra os insurgentes locais, há inúmeros ataques na região, especialmente ataques cometidos por mulheres.

Em Bagdá, um carro-bomba que pretendia atentar contra uma patrulha da polícia explodiu às 10H30 (07H30 GMT), matando pelo menos seis pessoas e ferindo mais 14, indicou a Polícia.

O carro explodiu perto de um mercado do bairro de Al-Chaab de maioria xiita, no nordeste da capital iraquiana.

Uma mulher figura entre os mortos e três policiais fazem parte dos feridos, segundo uma fonte policial.

bur-jds/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG