Iranianos visitam túmulo de Khomeini e apóiam Ahmadinejad

Teerã (Irã), 4 jun (EFE).- Dezenas de milhares de iranianos peregrinaram hoje ao túmulo do aiatolá Ruhollah Khomeini para lembrar o 20º aniversário de sua morte, em uma homenagem que terminou em demonstração de apoio à candidatura eleitoral do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad.

EFE |

Desde o começo da manhã, as fotos do líder ultraconservador competiam com os grandes cartazes do fundador da República Islâmica na esplanada que cerca o "cemitério dos mártires", no sul de Teerã.

Jovens do grupo de voluntários islâmicos "Basij", que viajaram de todos os cantos do país em mais de três mil ônibus, combinavam cânticos de luto pela morte de Khomeini com palavras de ordem em favor de Ahmadinejad.

"É a primeira vez que visito o túmulo do imame", declarou à Agência Efe Agha Hussein Sarazi, um empregado industrial da localidade de Samnan, no centro do Irã.

"Desde que (Khomeini) chegou, tudo foi bom para o Irã. E continuará sendo na Presidência de Ahmadinejad, com o bem do líder supremo, Ali Khamenei. Ahmadinejad futuro presidente", gritou enquanto alçava ao céu um cartaz do líder.

As eleições presidenciais de 12 de junho coincidiram este ano com o 20º aniversário da morte de Khomeini, inspirador da revolução islâmica, que transformou o Irã e mudou o equilibro das relações no Oriente Médio. EFE jm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG