Iraniano desempregado joga sapato em Ahmadinejad

Segundo site não oficial, homem que protestava por não ter recebido benefícios após demissão não conseguiu atingir presidente

iG São Paulo |

Um homem de 45 anos jogou seu sapato no presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad nesta segunda-feira em protesto por não ter recebido seus benefícios após sua demissão há um ano, informou a rede de TV CNN, citando um site iraniano.

Leia também: Prisão de assessor de Ahmadinejad evidencia disputa interna no Irã

Apesar de ter mirado no presidente, ele errou o alvo e atingiu um cartaz que estava atrás de Ahmadinejad, afirmou a Ghased News, um site não oficial.

A Ghased News disse que o incidente ocorreu na cidade de Sari, localizada ao norte do país, durante uma cerimônia em um memorial pela morte de um ex-ministro do Petróleo que morreu no ano passado.

De acordo com o site, os participantes da cerimônia bateram no homem até que as forças de segurança interviram. O homem teria sido demitido de seu emprego em uma fábrica de tecelagem e teria dito que não recebeu seus benefícios por um ano.

A Ghased News identificou o homem como Rashid S., um residente de Sari, que foi preso uma vez por jogar ovos e tomates no ex-presidente Mohammad Khatami. O público pediu desculpas para Ahmadinejad e gritaram slogans em seu apoio.

Saiba mais: Manifestantes sírios atiram ovos contra grupo de oposição no Cairo

O site de Ahmadinejad publicou uma foto do presidente no evento, mas não fez nenhuma menção ao ocorrido.

Jogar sapatos é um sinal de profundo desrespeito nos países árabes, mas não no Irã. Em dezembro de 2008, um jornalista iraquiano jogou seu sapato no então presidente americano George W. Bush (2001 - 2009) durante uma coletiva em Bagdá.

Mas ele também errou seu alvo. Enquanto era pressionado contra o chão, o repórter gritou que seu ato era um "beijo de despedida" no "cachorro" que lançou a guerra contra o Iraque em 2003. O repórter, Muntadhar al-ZAidi, foi libertado depois de passar nove meses na prisão.

Com AP

    Leia tudo sobre: ahmadinejadirãpresidentesapatoagressão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG