construtiva das seis potências - Mundo - iG" /

Irã vai analisar proposta construtiva das seis potências

O Irã examinará a proposta construtiva dos seis (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) de se reunir para falar sobre o programa nuclear iraniano, declarou nesta quinta-feira um assessor do presidente Mahmud Ahmadinejad.

Redação com agências internacionais |

"Devemos examinar esta proposta, mas trata-se de uma proposta construtiva e de uma mudança de atitude. A República Islâmica do Irã examinará esta proposta e dará sua resposta", declarou Ali Akbar Javanfekr.

Formado pelos cinco membros-permanentes do Conselho de Segurança na ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha), além da Alemanha, o grupo anunciou que pedirá ao chefe da política externa da União Europeia, Javier Solana, que faça a oferta de novas negociações ao Irã.

Sinalizando uma mudança de posição em relação à questão, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que os Estados Unidos serão um "participante pleno" das negociações.

Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, os seis países pediram a cooperação do Irã e afirmaram que desejam que o país aproveite "esta chance como uma oportunidade para se envolver seriamente com um espírito de respeito mútuo".

O comunicado diz ainda que as negociações podem levar "a uma saída diplomática para esta situação crítica". Não foi informado, no entanto, quando a proposta será feita oficialmente ao Irã.

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG