Irã testa nova versão do míssil Fateh

A nova versão do Fateh-110 supera o raio de alcance do modelo anterior, que era de 150 km a 200 km

iG São Paulo |

O Irã fez o teste de um míssil terra-terra de nova geração Fateh-110 (Conquistador), que utiliza combustível sólido, informou nesta quarta-feira a televisão estatal iraniana, que exibiu imagens do lançamento do projétil a partir de um veículo militar.

A nova versão do Fateh-110 supera o raio de alcance do modelo anterior, que era de 150 km a 200 km, segundo a emissora, que também exibiu imagens do míssil atingindo o alvo.

Na sexta-feira, o Irã anunciou um teste do míssil terra-terra Qiam , que tem alcance de 1,5 mil km, e no domingo o país apresentou seu primeiro avião militar não-tripulado construído no país. Segundo o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, o Karrar teria alcance de mil kms e poderia carregar duas bombas de 115 kg cada ou uma de 230 kg .

O bombardeio não-tripulado foi lançado um dia depois de o Irã ter começado a abastecer sua primeira usina de energia nuclear em Bushehr, cidade no sul do país, com material enviado da Rússia. Algumas nações do Ocidente questionam se o combustível atômico seria usado somente para eletricidade, sugerindo que o Irã poderia eventualmente tentar enriquecer sem próprio urânio para armas nucleares.

Reuters
Foto sem data divulgada pelo Ministério da Defesa iraniano mostra terceira geração do míssil terra-terra Fateh 110 (Conquistador), lançado de local desconhecido no Irã
Em seu arsenal, o Irã dispõe atualmente de dezenas de mísseis de curto e médio alcance (até 2 mil km) e executa uma ambiciosa política de desenvolvimento da capacidade balística, em particular com um importante programa espacial.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: irãprograma nucleareuamíssiltesteahmadinejad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG