Teerã, 29 set (EFE).- A Marinha iraniana testou hoje, com sucesso, uma embarcação de guerra de fabricação nacional equipada com plataformas de lançamento de mísseis, informou a imprensa local.

Os testes com o novo navio, batizado de "Sina", foram feitos diante do ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, e do almirante-chefe da Marinha, Habibolah Sayari, informou a agência de notícias semioficial "Isna".

Segundo a fonte, a embarcação é equipada com mais de cem radares, modernos sistemas de navegação, equipamentos eletrônicos e sistemas de telecomunicações.

Apesar de enfrentar um embargo internacional armamentístico desde a guerra com o Iraque, nos anos 1980, o Irã, na década seguinte, conseguiu desenvolver um programa bélico próprio.

Esta semana, a Guarda Revolucionária, a tropa de elite do Exército iraniano, fez uma demonstração de força com o lançamento de vários mísseis de médio alcance, aparentemente capazes de voar e atingir alvos a mais de 2.000 quilômetros de distância.

A exibição, somada à descoberta de que o Irã constrói "de maneira clandestina" uma nova usina de enriquecimento de urânio, fez aumentar a tensão internacional. EFE jm/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.