Irã testa navio com capacidade de lançar mísseis

TEERÃ - A Marinha iraniana lançou com sucesso um míssil a partir do destróier Jamaran, a primeira embarcação de guerra com essas características construída integralmente no país.

iG São Paulo |

O teste foi realizado em um ponto não identificado do Golfo Pérsico, segundo informações da televisão estatal. O míssil de superfície e antinaval, batizado de Nour, atingiu o alvo situado a 100 quilômetros de distância.

AP
Navio de guerra Jamaran dispara míssil

Navio de guerra Jamaran dispara míssil

Fontes militares revelaram que o objetivo é fabricar um projétil mais avançado, capaz de alcançar alvos a 300 quilômetros de distância.

Envolvida em uma disputa com a comunidade internacional por causa de seu programa nuclear, a República Islâmica frequentemente anuncia avanços em sua capacidade militar e realiza testes de mísseis em uma aparente tentativa de mostrar preparo para lançar contra-ataques.

Israel nem os EUA rejeitaram a possibilidade de ação militar se a diplomacia fracassar em resolver a disputa pelo programa atômico do país, que o Ocidente teme ter objetivo militar. O Irã, porém, afirma que seu objetivo é o uso civil, para produção de energia.

Navio moderno

O "Jamaran" é considerado um dos navios de guerra mais modernos da Marinha iraniana e foi inaugurado em fevereiro pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

A embarcação pode deslocar até 1.420 toneladas e é equipada com plataformas de lançamento de mísseis, radares e outros instrumentos para a guerra eletrônica.

O Exército iraniano pretende incorporar outro destróier à sua frota em dois anos.

Embora sofra um embargo internacional imposto pelos Estados Unidos e outros países desde a guerra contra o Iraque, nos anos 1980, o Irã iniciou um programa nacional de desenvolvimento bélico em 1992 e atualmente conta com um arsenal modernizado, que inclui mísseis de médio alcance capazes de voar mais de 2 mil quilômetros antes de atingir o alvo.

*Com informações da EFE e Reuters

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG