Irã testa míssil que pode atingir Israel e bases dos EUA

TEERÃ (Reuters) - O Irã testou um míssil nesta segunda-feira que segundo analistas de defesa pode atingir bases israelenses e norte-americanas na região do Golfo, afirmou a televisão estatal. A Press TV afirmou que mísseis de superfície Shahab 3 foi testado durante exercícios da Guarda Revolucionária que começou no domingo.

Reuters |

Os exercícios coincidem com a crescente tensão na disputa nuclear do Irã com o Ocidente, depois da revelação na semana passada de que Teerã está construindo sua segunda usina de enriquecimento de urânio.

A Press TV estimou que o alcance do Shahab 3, que foi testado pela última vez em meados de 2008, entre 1.300 e 2.000 quilômetros, sem precisar o alcance do míssil testado nesta segunda-feira.

"O Irã testou com sucesso o míssil Shahab 3", afirmou a Press TV em destaque.

Em vídeo gravado a emissora mostrou um míssil sendo disparado em um terreno desértico, aos gritos de Allahu Akbar (Deus é Grande).

Representantes iranianos e de seis maiores potências mundiais devem se encontrar em Genebra na quinta-feira.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais esclareceram que irão se focar no programa nuclear iraniano no encontro. O Irã ofereceu conversas abrangentes mas afirmou que não irá discutir seus "direitos" nucleares.

(Reportagem de Fredrik Dahl)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG