TEERÃ - O Irã disparou com sucesso nesta quarta-feira um míssil de longo alcance Sejil 2, disseram TVs estatais, num anúncio que agrava a tensão do país com o Ocidente.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou que o anúncio salienta a necessidade de sanções mais duras contra Teerã.

A TV iraniana em língua árabe Al Alam disse que o míssil de dois estágios e combustível sólido tem um alcance maior do que o modelo Shahab. O Irã já chegou a testar a versão Shahab 3, com alcance de até 2.000 quilômetros --suficiente para atingir Israel e bases norte-americanas no golfo Pérsico.

A TV estatal mostrou o míssil subindo aos céus sobre um terreno desértico, deixando uma trilha de vapor detrás de si.


Míssil de longo alcance é testado no Irã / AFP

A emissora em inglês Press TV, também estatal, afirmou que "o míssil atingiu seu alvo". "Irã testa com sucesso uma versão otimizada do míssil Sejil 2", disse a emissora em boletim extraordinário.

O novo teste dos mísseis ocorre num momento em que o Ocidente pressiona o Irã a abandonar seu programa nuclear, por temer que ele possa levar ao desenvolvimento de armas. O Irã diz que seu objetivo é apenas gerar eletricidade com fins civis.

Nem Israel nem os EUA descartam uma ação militar contra o Irã se a diplomacia não demover o país do programa atômico.

Leia mais sobre  Irã

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.