Irã testa foguete para levar satélite ao espaço

O Irã anunciou neste domingo que lançou com sucesso seu primeiro foguete capaz de colocar em órbita um satélite artificial. A TV iraniana exibiu imagens do lançamento e disse que ele foi bem-sucedido.

BBC Brasil |

Posteriormente, fontes do governo e militares confirmaram o lançamento.

Segundo analistas, a mesma tecnologia usada no foguete recém-lançado poderia ser usada para construir mísseis, mas o Irã nega ter esse tipo de interesse bélico.

Há anos Teerã investe em seu programa espacial, enquanto a comunidade internacional manifesta preocupação com outro aspecto de seu desenvolvimento tecnológico, o na área nuclear.

Estados Unidos
Vários países, especialmente os Estados Unidos, têm procurado convencer o Irã a abandonar seu programa nuclear, temendo que o país tenha como objetivo desenvolver armas atômicas.

Mas o Irã alega que o programa tem apenas fins pacíficos e insiste que irá continuar, apesar de sanções internacionais.

O porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe disse que o lançamento do foguete foi preocupante e representa um desrespeito aos compromissos que o Irã tem em relação à ONU.

Em fevereiro, o país asiático enviou uma sonda ao espaço, também como parte dos preparativos para lançar um satélite de fabricação nacional.

Antes, em outubro de 2005, um satélite iraniano fabricado na Rússia, o Sina-1, foi colocado no espaço por um foguete da Rússia.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG