Irã testa com sucesso versão melhorada do míssil Sejil

TEERÃ - O Irã testou com sucesso uma versão melhorada do míssil de médio alcance Sejil, o Sejil 2, com capacidade de atingir um alvo situado a 2.000 km de distância, anunciou nesta quarta-feira a televisão estatal, que não divulgou mais detalhes.

AFP |

O Sejil é um míssil de duas etapas com alcance de 2.000 km e que utiliza combustível sólido.

Se trata de um dos dois mísseis de médio alcance que o Irã possui, junto com o Shahab-3, versão derivada do Nodong-1 norte-coreano com alcance de 1.800 km.


TV estatal exibe o lançamento de míssil de médio alcance / AFP

No fim de setembro, o general Hossein Salami, comandante da Força Aérea da Guarda Revolucionária, afirmou que o Irã produziria uma versão melhorada do Sejil, com capacidade de alcançar Israel, que fica a quase 1.000 quilômetros da fronteira ocidental do Irã.

"O Sejil tem alcance adequado, uma potência de detruição e uma precisão suficientes e é considerado um dos sistemas balísticos mais desenvolvidos (...) É a melhor arma de que dispõem as Forças Armadas iranianas", declarou na época.

Os países ocidentais estão inquietos com o programa balístico do Irã, que é desenvolvido paralelamente ao programa nuclear, que provoca o tempor de que Teerã, apesar de suas negativas, obtenha a capacidade de produzir armamento atômico.

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG