Irã tem uma das eleições mais importantes da história, diz Rafsanjani

Teerã, 12 jun (EFE).- O ex-presidente iraniano Ali Akbar Rafsanjani qualificou o pleito presidencial que acontece hoje no Irã como um dos mais importantes da história do país.

EFE |

"As eleições para a décima Presidência do Irã são uma das mais importantes desse país", disse o ex-governante, logo depois de votar em Teerã.

Rafsanjani acrescentou que, em função das condições internacionais e regionais, assim como as pressões e a presença das forças estrangeiras ao redor do Irã, os iranianos devem participar em massa destas.

O presidente da influente Assembleia de Analistas que supervisiona a ação do líder supremo, Ali Khamenei, também insistiu em que os organizadores devem zelar pelo voto do povo para que se realizem eleições limpas.

Os reformistas se mostraram preocupados com a transparência das eleições e criticaram algumas questões como o aumento do número das urnas volantes e a impossibilidade da presença dos representantes dos candidatos no Ministério do Interior durante a apuração.

Os 46,2 milhões iranianos com direito a voto elegem hoje o novo presidente do Irã para um período de quatro anos. EFE msh/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG