Irã retomará diálogo nuclear na Turquia

Segundo ministro das Relações Exteriores iraniano, acordo para novas negociações está quase fechado

iG São Paulo |

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Manoucher Mottaki, afirmou neste domingo que o Irã e o denominado grupo 5+1 (formado pelos países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha) retomarão o diálogo nuclear na Turquia. 

"O acordo sobre o local da reunião com o 5+1 está quase fechado. Já informados aos amigos turcos de que estamos de acordo em que as conversas sejam realizadas em seu território", detalhou Mottaki, citado pela agência de notícias local "Mehr".

No início, estava previsto que o diálogo, paralisado há mais de um ano, seria retomado em meados deste mês em Viena, cidade-sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A informação, no entanto, não foi confirmada nem desmentida até o momento pelo escritório diplomacia europeia, Catherine Ashton, que atua como porta-voz do 5+1. 

Acordo

A mulçumana Turquia, que aprofundou os laços comerciais com o país vizinho, diz que está disposta a mediar as negociações entre o Ocidente e Teerã sobre o programa nuclear iraniano e disse que há havia ofertado no passado para sediar as discussões.

Juntamente com o Brasil, a Turquia tentou acordo, sem sucesso, para evitar novas sanções contra o Irã aprovadas em junho pelo Conselho de Segurança.

*Com EFE e Reuters

    Leia tudo sobre: irãprograma nuclearurânio enriquecido

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG