Irã retira candidatura ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Nações Unidas, 23 abr (EFE).- O Irã retirou hoje sua candidatura a um assento no Conselho de Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas, que tinha sido duramente criticada por organizações e diversos Governos.

EFE |

"Parece que (o Irã) teve que retirar sua candidatura diante da chuva de críticas que recebeu", confirmou à Agência Efe o responsável de assuntos globais da organização Human Rights Watch (HRW), Peggy Hicks.

Representantes iranianos divulgaram a decisão do Governo em uma reunião a portas fechadas do grupo regional que reúne os países asiáticos, na sede da ONU.

O Irã estava competindo com outros quatro países da Ásia pelas quatro cadeiras disponíveis para a região e que devem ser decididas nas eleições que a Assembleia Geral da ONU realizará no mês que vem, para renovar parte dos 47 membros que compõem o CDH.

A saída de Teerã da competição faz com que seus concorrentes (Tailândia, Maldivas, Catar e Malásia) se tornem automaticamente membros do CDH, com sede em Genebra.

A candidatura iraniana despertou a rejeição das principais organizações internacionais de direitos humanos, assim como de ativistas iranianos.

A ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 2003, Shirin Ebadi, pediu em carta aberta enviada nesta semana aos membros da Assembleia Geral que votassem contra as aspirações do Irã, pelo país "ignorar as resoluções das Nações Unidas" em matéria de direitos humanos.

"Esperemos que a rejeição à candidatura da República Islâmica do Irã chame a atenção das autoridades iranianas sobre sua conduta equivocada", acrescentou a carta da ativista.

O Irã recebeu em fevereiro fortes críticas no CDH por parte dos países ocidentais, pela sangrenta repressão dos protestos pacíficos após a polêmica reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, no ano passado, assim como pelo elevado número de execuções e outras violações dos direitos humanos cometidas no país. EFE jju/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG