Irã respeita acordo de segurança entre Iraque e EUA

Teerã, 1 dez (EFE)- O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hassan Ghashghavi, afirmou hoje que o país respeita a decisão das autoridades iraquianas sobre o acordo de segurança com os Estados Unidos, que regulará a presença militar americana no país árabe.

EFE |

"Respeitamos a decisão das autoridades iraquianas, mas daremos nossa opinião sobre o assunto após sua ratificação final", disse Ghashghavi em entrevista à televisão iraniana "Press TV", divulgada pela agência de notícias "Isna".

O porta-voz iraniano fez as declarações dias depois de o Parlamento iraquiano aprovar um pacto de segurança com os EUA, que permitirá às tropas americanas permanecer no país árabe até 2011.

O acordo foi aprovado apesar da oposição dos deputados do Bloco Sadr, grupo parlamentar leal ao clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr - acusado pelos EUA de receber apoio do regime de Teerã.

Contudo, o pacto ainda tem de ser ratificado pelo Conselho Presidencial do Iraque.

Ao comentar as relações entre o Irã e os americanos após a eleição do democrata Barack Obama como novo presidente, Ghashghavi disse: "Depende dos EUA".

"Uma das condições de Obama para dialogar com o Irã é a suspensão do enriquecimento de urânio, algo que por si só demonstra que não houve nenhuma mudança na postura de Washington no tratamento com Teerã", explicou.

O porta-voz lembrou ainda que o egípcio Mohamed ElBaradei, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disse "14 vezes" que não há nenhum desvio no programa nuclear iraniano, que se diz com fins pacíficos. EFE msh/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG