Irã reforça repressão às vésperas da celebração dos 31 anos da Revolução Islâmica

A polícia iraniana intensificou as detenções de jornalistas e opositores às vésperas da celebração, na quinta-feira, do 31º aniversário da revolução que derrubou o último xá da Pérsia, Mohammed Reza Pahlevi.

iG São Paulo |

Na quinta-feira, os reformistas que fazem oposição ao governo participarão de mais uma manifestação contra o presidente Mahmoud Ahmadinejad, cuja reeleição é alvo de protestos há mais de sete meses.

Para impedir, porém, a oposição de se organizar e enviar imagens para fora do país, as autoridades iranianas já reduziram a velocidade da internet em todo o país e estão dificultado, principalmente, o acesso às contas de e-mail.

Segundo o jornal pró-reformista "Etemad", nas últimas 48 horas foram detidos cerca de 15 estudantes e três jornalistas. Dias antes, outros dois profissionais da área já tinham sido detidos.

Com essas detenções, subiu para 65 o número de jornalistas e blogueiros detidos no Irã nos últimos meses, segundo a contagem publicada hoje pelo "Etemad" e que já havia sido antecipado na terça-feira pela organização Repórteres sem Fronteiras (RSF).

Mas, além de jornalistas e estudantes, parentes dos principais líderes da oposição viraram vítimas da repressão do regime islâmico.

De acordo com a imprensa reformista, um dos detidos nos últimos dias foi Saleh Noghrekar, sobrinho de Mir Hussein Mousavi e coordenador do escritório de aiatolá Dori Nyafabadi.

Na noite de terça-feira, agentes da alfândega apreenderam o passaporte de Hossein Karroubi, filho do também opositor Mehdi Karroubi, quando desembarcava no Aeroporto Internacional Imame Khomeini vindo de Dubai.

Hossein agora terá de se apresentar no Ministério da Inteligência no prazo de 48 horas para responder a uma série de perguntas, destacou o "Etemad".

Diante da nova onda de detenções, a oposição parlamentar programou para esta quarta-feira, em caráter de urgência, uma sessão especial para debater o assunto.

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG