Irã realiza novo teste com míssil Sekhil de médio alcance (Ahmadinejad)

O Irã efetuou um novo lançamento de teste de seu míssil de médio alcance Sekhil, anunciou nesta quarta-feira o presidente Mahmud Ahmadinejad durante um discurso.

AFP |

"O ministro da Defesa (Mustafah Mohammad Nadjar) disse-me hoje que tínhamos lançado um míssil Sekhil-2, que tem dois níveis e atingiu o alvo previsto", disse Ahmadinejad em um pronunciamento em Semnan (norte).

Um alto funcionário norte-americano indicou após o anúncio de Ahmadinejad que o Irã parece ter lançado "com sucesso" um míssil de médio alcance.

"Segundo as primeiras informações, (o lançamento) foi um sucesso," afirmou à AFP esta autoridade, que solicitou o anonimato.

"Há motivos para crer que se trata de um míssil balístico de médio alcance," acrescentou.

O Irã havia anunciado no dia 12 de novembro a realização de um teste com o Sekhil, um míssil terra-terra de "nova geração" com alcance próximo de 2.000 km, mas sem fornecer detalhes sobre seus progressos reais.

O Sekhil tem "dois níveis e dois motores, usa combustível sólido e possui capacidades extraordinárias e muito amplas", havia declarado na ocasião o ministro da Defesa.

A TV estatal tinha exibido imagens de um artefato semelhante, muito semelhante a um míssil Shahab-3, que tem um alcance anunciado de 2.000 quilômetros.

Os países ocidentais temem que o programa balístico do Irã permita que este país disponha de mísseis equipados de ogivas nucleares, se Teerã conseguir se dotar de arma atômica.

Sekhil é um termo do Corão que se refere às pedras lançadas pelos pássaros enviados por Deus para vencer um exército de elefantes com os quais os rei do Iêmen queria destruir Meca há 14 séculos.

sgh-jds-pcl/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG