Irã quer enviar astronauta ao espaço em 12 anos

Teerã, 11 fev (EFE).- Após colocar em órbita seu primeiro satélite na semana passada, o Irã pretende agora enviar um homem ao espaço em 12 anos, anunciou o presidente da Organização Aereoespacial Iraniana, Reza Taqipour.

EFE |

"Os programas prévios já foram desenvolvidos e foram realizados os estudos preliminares. A China e a Índia conseguiram isso em 15 anos, tentaremos que seja em três a menos", disse Taqipour, citado hoje por uma agência local.

O Irã celebrou na semana passada como um grande marco o lançamento ao espaço de seu primeiro satélite de telecomunicações, um pequeno aparelho de 25 quilos batizado como "Omid" (esperança, em persa).

O lançamento causou preocupação na comunidade internacional, não tanto pela natureza do satélite, mas pela tecnologia usada para enviá-lo, semelhante à utilizada para os mísseis balísticos de longo alcance.

Os Estados Unidos impuseram nos anos 80 um estrito embargo militar e tecnológico ao regime islâmico iraniano.

Mesmo assim, o Irã iniciou, em 1992, um programa de armamento próprio com o qual conseguiu desenvolver inclusive mísseis de longo alcance, que podem alcançar alvos a mais de 2.000 quilômetros de distância. EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG