Irã queixa-se à ONU por comentário de Hillary Clinton

Por Claudia Parsons NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Irã queixou-se formalmente às Nações Unidas na quarta-feira sobre um comentário da pré-candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton de que os Estados Unidos poderiam aniquilar o país islâmico caso promova um ataque nuclear a Israel.

Reuters |

O vice-embaixador do Irã nas Nações Unidas enviou uma carta ao secretário-geral Ban Ki-moon e ao presidente do Conselho de Segurança expressando a condenação do país ao 'provocativo, injustificado e irresponsável comentário'.

Clinton fez a afirmação na semana passada durante campanha para a nomeação democrata à Casa Branca. A senadora por Nova York disse querer deixar claro para Teerã que ela estava preparada para fazer isso se fosse presidente na esperança de que esse alerta poderia intimidar qualquer ataque nuclear iraniano contra o Estado judeu.

'Eu quero que os iranianos saibam que se eu for presidente eu atacarei o Irã (se o Irã atacar Israel)', disse Clinton em uma entrevista ao programa 'Bom Dia América', da rede ABC.

'Nos próximos dez anos, durante os quais seria ingênuo considerar um ataque a Israel, nós poderíamos aniquilá-los completamente', disse ela.

O Irã, que Washington e aliados acusam de tentar fabricar armas nucleares, adotou uma retórica de guerra nos últimos anos em meio a especulações de que suas instalações nucleares poderiam exigir ações dos EUA e de Israel.

Na carta, datada de 30 de abril, o vice-embaixador Mehdi Danesh-Yazdi disse querer reiterar a rejeição do Irã a todas as armas de destruição em massa, incluindo as nucleares.

'Além disso, eu desejo reiterar a posição do meu governo de que a República Islâmica do Irã não tem intenção de atacar nenhuma outra nação', afirmou. 'Entretanto... o Irã não hesitaria a agir em legítima defesa para responder a qualquer ataque contra a nação iraniana e tomar medidas defensivas apropriadas para se proteger.'

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG