incidente ambíguo derrubada de avião no Iraque - Mundo - iG" /

Irã qualifica de incidente ambíguo derrubada de avião no Iraque

Teerã, 17 mar (EFE).- O Irã mostrou hoje suas dúvidas sobre a veracidade do incidente bélico revelado na terça-feira pelos Estados Unidos no Iraque, e disse não saber nada acerca do suposto avião não-tripulado iraniano que o Exército americano diz ter derrubado perto de Bagdá.

EFE |

O Irã não tem informação acerca do suposto avião de vigilância iraniano que os Estados Unidos dizem ter derrubado há um mês quando sobrevoava o Iraque, disse o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hassan Qashqavi.

"É um incidente pouco claro, ambíguo. Se tivesse ocorrido, os oficiais do Exército teriam discutido, e não recebemos nada a respeito", acrescentou o funcionário, durante sua entrevista coletiva semanal.

Os Estados Unidos informaram na segunda-feira que suas unidades antiaéreas tinham detectado e derrubado um avião teleguiado iraniano que tinha entrado no espaço aéreo iraquiano.

O aparelho supostamente iraniano teria sido atingido cerca de 100 quilômetros ao noroeste de Bagdá, após ser perseguido durante mais de uma hora.

Os Estados Unidos e o Irã romperam relações diplomáticas em abril de 1980, depois da vitória da Revolução Islâmica, que acabou com o reinado do último xá da Pérsia, Mohamad Reza Pahlevi. EFE jm-msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG