Irã produzirá versão mellhorada do míssil Sejil

O Irã vai produzir uma versão melhorada do míssil Sejil, que já tem capacidade para atingir Israel, anunciou o general Hosein Salami, comandante da força aérea da Guarda Revolucionária.

AFP |

"Vamos produzir uma nova geração melhorada e ultradesenvolvida", declarou o general Salami.

O Irã realizou no domingo e segunda-feira manobras balísticas com lançamentos de mísseis Shahab-3, com alcance anunciado de 1.800 km, e Sejil, de duas fases e que utilizando combustível sólido, com alcance de 2.000 km.

Israel fica a 1.000 km do Irã.

Os Estados Unidos consideraram os lançamentos uma provocação, assim como vários países europeus. A Rússia se declarou preocupada com os testes, enquanto a China pediu moderação.

Ao mesmo tempo, o governo iraniano informou que transmitirá em breve à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) um calendário para a inspeção da segunda usina de enriquecimento de urânio.

"O Irã informará em breve à AIEA o calendário das inspeções de sua segunda usina de enriquecimento, em Fordoo, perto da cidade sagrada de Qom, ao sul de Teerã", declarou Ali Akbar Salehi, alto funcionário do setor nuclear do país.

sgh/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG